segunda-feira, 2 de junho de 2014

NOSSA ESCOLA


NOSSA ESCOLA

A escola Municipal Anchieta Torres teve início  em 1964 com o nome escola Mínima de Santa Rita e no dia 05 de novembro de 1965 foi nomeada a primeira professora do estado a qual lecionou para uma turma multisseriada de 72 alunos, a escola possuía apenas uma sala de aula.
A escola Mínima de Santa Rita permaneceu com esse nome até 1984 quando o prefeito Pedro Torres Tunú, conseguiu que a escola passasse a ser municipal, construindo mais duas salas de aulas, ele trouxe a 5ª série do Ensino Fundamental, dando a escola o nome de ESCOLA MUNICIPAL ANCHIETA TORRES, em homenagem a seu irmão., localizada na Rua do Comercio, no distrito de Santa Rita, município de Tuparetama – PE, é uma escola que tem como visão ser uma instituição de referencia em educação do campo, reconhecida em nosso estado pela qualidade de ensino ministrado, competência, união e criatividade da equipe escolar, bem como respeito, reconhecimento e valorização de nossos alunos e colaboradores. Com uma missão de perpetuar dentre o alunado o orgulho de ser e estar no campo, oferecendo um ensino de qualidade, garantindo assim a participação ativa da comunidade escolar, contribuindo para a formação integral dos discentes para que estes possam agir construtivamente na transformação de seu meio, motivados por um senso de solidariedade, criatividade e responsabilidade social e ambiental.
Quanto à estrutura física da escola, esta possui 09(nove) salas de aula e 01 (um) anexo fora do prédio da escola (no centro social). Essas salas de aula são amplas suficientemente adequadas para o número de alunos de cada turma, com uma média de 40 carteiras. Em duas dessas salas há armário de madeira fechados e nas demais há estantes para livros didáticos.
Também funciona na escola 2 banheiros para alunos (1 masculino e 1 feminino) e em cada um há 2 vasos sanitários.
Na sala de informática há 5 computadores ligados a internet, ambiente climatizado e espaço adequado às atividade. Também há a disposição de alunos e professores com notbooks 500 MG de internet que podem ser utilizados nas aulas atividades e horários extra sala.
A escola oferece Ensino Infantil,  Fundamental e Médio , tendo um contingente de 3 turmas de ensino médio, 12 turmas de ensino fundamental.
Quanto ao numero de alunos distribuídos por turmas a escola encontra-se da seguinte maneira em 2014:
ü  Ensino Fundamental/ Jardim (23 alunos) 1º ano (21 alunos); 2º anos A e B (36 alunos); 3º ano (22 alunos); 4º anos (31 alunos);5º ano (21 alunos); 6º ano (39 alunos); 7º Ano  (26 alunos); 7ª serie  (36 alunos); 8ª série A (24 alunos); 8ª série B( 21 alunos) .Totalizando 274  alunos efetivamente matriculados no ensino fundamental.
ü  Ensino Médio/ 1º E.M. (49 alunos);  2º E.M. (39 alunos); 3º E.M. (14 alunos). Totalizando 102 alunos efetivamente matriculados.
Com isso a escola conta no ano de 2014 com 376 alunos distribuídos no ensino infantil ate o Ensino Médio.
Para atender a esse número de alunos tem-se a disposição da escola 17 docentes com formação superior em suas respectivas áreas, sendo que desses 16 possuem especialização e ainda mais 3 encontram-se no mestrado. (segue anexo o quadro de funcionários da escola e suas respectivas funções e horários).
Quanto ao quadro de funcionários da escola, esta conta com 1 diretora, 1 diretora-adjunta, 1 coordenadora pedagógica, 1 secretario, 8 auxiliares de serviços gerais, 1 instrutor da banda e um professor de informática, 2 auxiliares administrativos, 2 guardas e 2 bibliotecários.
Com relação aos recursos didáticos que a escola oferece aos docentes, existem livros didáticos, mapas das mais variadas áreas, jogos didático/pedagógicos, livro de literatura infanto juvenil, matérias esportivos de todas as modalidades, dentre outros.
No que se refere a eventos e projetos que a escola adquiriu em 2014, houve a formulação do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola com base nas metas do ano anterior, juntamente com pais, alunos e professores, fazendo com que as normas fossem estabelecidas em conjunto e fortalecendo a parceria escola e comunidade.
Continua  sendo desenvolvido na escola o projeto de educação física: Praticando Esportes e Cidadania na EMAT, com o professor Jose Renato, e dando sequencia as suas atividades pelo segundo ano consecutivo houve a competição dos campeonatos interdistritais, integrando a comunidade no espaço educativo. O projeto segue com ações durante todo ano letivo, contando agora com o reforço do programa Mais Educação que funciona na escola nas segundas e quartas no contra turno com as oficinas de banda ( Jair), COMVIDA (Mariana), Campos do Conhecimento ( Marcela) e Atletismo ( José Renato)
A escola conta também com equipamentos de esportes que foram adquiridos com recursos da Mais Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário